DIREÇÃO
Triênio 2023-2026
RONALDO MANSUR
PRESIDENTE
Natural de Alagoinhas, técnico em meio ambiente, estudante de Direito, ATI, Militante do MTST, Fundador do PSOL, membro da executiva nacional do PSOL, desempenhou em gestões anteriores na executiva estadual do PSOL os cargos de Secretário Geral, Presidente Estadual, Tesoureiro e eleito Presidente Estadual no ano 2023, exercendo pela segunda vez o cargo.
Foi duas vezes candidato a Vice-Governador, em 2014 e em 2022, e Deputado Federal em 2018.
ELZE FACCHINETTI
TESOUREIRA
Militante feminista, Presidente no Instituto Água Viva, na executiva estadual do PSOL Bahia foi a primeira mulher Presidenta e também exerceu o cargo de 2° Tesoureira do partido e Secretária de Organização
BRENNA TAVARES
SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO
Amapaense, Bacharel em Direito, militante do MTST e movimento negro Círculo Palmarino e da articulação nacional Ação Negra.
Foi presidenta do Diretório Municipal do PSOL em Macapá, e participou da coordenação nacional do setorial de mulheres do partido. Começou sua militância no movimento estudantil secundarista e é uma das fundadoras da Marcha das Vadias e do Bloco feminista Filhas da Luta, no Amapá. Atualmente é membra da executiva nacional.
PROF. MAX
SECRETÁRIO GERAL
Geógrafo, é Professor da rede pública a mais de 30 anos, escreveu dois livros sobre Itabuna, é também radialista no programa Direito ao Futuro.
Em Itabuna foi candidato a Vereador em 2012, Vice-Prefeito em 2016 e Prefeito em 2020, também concorreu como Deputado Estadual em 2018 e ao Senado em 2022.
OSVALDO CORDEIRO
SECRETÁRIO DE ORGANIZAÇÃO
Historiador, com graduação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo pesquisado sobre a participação dos movimentos sociais e partidos na Constituite de 1988. Também já foi trabalhador do Polo Industrial de Camaçari.
Foi militante do movimento estudantil no movimento de juventude Pajeú e é dirigente do PSOL que Ousa Lutar e integra a coordenação política do Mandato da Resistência do Deputado Estadual Hilton Coelho na Assembleia Legislativa da Bahia. Na Secretaria de Organização do PSOL Bahia, pretende ajudar na organização do partido no interior.
DULCE AQUINO
SECRETÁRIA DE FORMAÇÃO
Diretora da Escola de Dança da UFBA (2014-2018). Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1999). Coordenadora do Projeto Observatório das Artes e da Comunicação-OBSERVARTE em parceria com MINC e UFBA e também membra do Conselho Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança-ANDA.
Pelo Psol foi candidata a Deputada Federal em 2018
DANILO MOURA
SECRETÁRIO DE MOBILIZAÇÃO
Natural de Prado, antropólogo, licenciando em sociologia, militante do movimento negro, Coordenador do Conselho Político Estratégico do Centro Palmares, membro do Conselho Nacional de Promoção da da Igualdade Racial - CNPIR, fundador e membro do Colegiado Executivo da Rede Brasileira de Justiça Ambiental - RBJA e da Rede Integrada dos Bens Imaterias Registrados - RIBIR.
No PSOL da Bahia atuou como Tesoureiro e como Secretário de Organização e de Comunicação.
ZEM COSTA
2° SECRETÁRIO DE ORGANIZAÇÃO
Itabunense do distrito de Ferradas, é Servidor Público de carreira da Embasa, formado em Educação Física, fundador da intersindical no Brasil, é também ativista social e ambiental.
Foi o candidato mais jovem a Prefeito da história de Itabuna, no ano de 2012, e na Bahia o canditado mais jovem a disputar o Senado Federal em 2022, Zem também foi candidato a Deputado Federal em 2010 e Deputado Estadual em 2014.
DAVIDSON BRITO
2° SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO
Itabunense, Professor, Presidente do Conselho Municipal da Juventude em Itabuna, Bacharel em Direito e pós-graduando em Direito do Trabalho, militante popular.
Foi candidato a Vereador de Itabuna em 2020 e Deputado Estadual em 2022
EUDES OLIVEIRA
SECRETÁRIO DE POLÍTICAS SETORIAIS
Bacharel em Direito, fundador do movimento negro Atitude Quilombola, da Associação de Bloco Circuito Mestre Bimba, da frente de luta comunitária do Nordeste de Amaralina e também fundador do Gremio estudantil Zumbi dos Palmares Manoel Devoto, assim como também articulador do movimento Passe Livre em Salvador.
Pelo PSOL Bahia Eudes foi candidato a Vereador em 2014 e Deputado Federal em 2018
ZILMAR ALVERITA
SECRETÁRIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS
É doutoranda pela UFBA em Ciências Sociais, mestranda em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo e graduanda em Filosofia.
MIlitante Feminista, concorreu pelo PSOL para o senado em 2010, como Deputada Federal em 2014 e Deputada Estadual em 2022 na candidatura coletiva Guerreiras.
MOACIR PINHO
SECRETÁRIO DE DIREITOS HUMANOS
Moacir Pinho é um militante ativo no Movimento Negro Unificado (MNU) em Ilhéus, onde atua como Dirigente Municipal. Graduado em Filosofia, Moacir é Professor na Prefeitura Municipal de Ilhéus, Diretor da CUT-BA e Coordenador do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade.
Agricultor Familiar associado à Associação Coletivista e Cooperativista Dom Helder Câmara, com atuação comprometida com a igualdade, justiça social e práticas sustentáveis.
HAMILTON RIBEIRO
2° SECRETÁRIO DE POLÍTICAS SETORIAIS
Coordenador do Coletivo de Entidades Negras, experiente produtor cultural, atuando desde 1991 em trabalhos que incluem a criação do Bloco Cortejo Afro, do bloco Coração Rastafári, e a produção de eventos como o festival Folia Africana e o Samba de Véspera. Destacou-se na gestão de projetos no Centro Histórico de Salvador, como a Feira Negros Solidários e a Virada Sustentável. Na literatura, contribuiu para a elaboração e reedição do livro "Contos Crioulos da Bahia" e produziu "Mulheres de Axé", evidenciando seu compromisso com a preservação das tradições culturais afro-brasileiras.
LARISSA BARROS
SECRETÁRIA DE RELAÇÕES INTITUCIONAIS
Militante feminista e do movimento negro, Mulher Negra e Mãe Solo, Estudante de Pedagogia pela UFBA.
Foi candidata a Deputada Federal pelo PSOL em 2022
CLEIDE COUTINHO
2° SECRETÁRIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS
Cleide Coutinho é evangélica progressista, é dirigente no Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e representa o Setorial Estadual de Mulheres do PSOL BA. Na Executiva do PSOL Bahia exerceu a função de Secretária de Relações Institucionais e também a de Direitos Humanos.
Cleide faz parte da primeira mandata coletiva da capital baiana, Co-Vereadora da Pretas por Salvador, concorreu como deputada federal em 2018 e na candidatura coletiva Pretas Pela Bahia em 2022.