top of page

A CONSTRUÇÃO DO PSOL E AS ELEIÇÕES DE 2024 NA BAHIA

Afirmar a independência do PSOL em defesa dos direitos do povo trabalhador



O Partido Socialismo e Liberdade enfrentou diversas dificuldades ao longo da sua história na Bahia, mas nunca abandonou sua coerência política e programática. Nos processos eleitorais, desde sua fundação, o partido apresentou candidaturas próprias ao Governo Estadual, ao Senado e nas principais cidades do Estado. O PSOL nunca se furtou a debater os grandes temas da Bahia e das suas diversas regiões, articulando elaboração programática, relação com os movimentos populares e candidaturas combativas que sempre se contrapunham frontalmente à direita, seja carlista ou bolsonarista, sem renunciar as críticas necessárias às experiências do PT.


Fruto dessa postura, temos hoje importante diálogo com vários setores democráticos e populares e mandatos parlamentares reconhecidos pelos seus compromissos com os direitos sociais, econômicos, civis, políticos e ambientais de nosso povo. É por isso que muito nos orgulha os mandatos de Hilton Coelho, na ALBA; a mandata coletiva das Pretas Por Salvador, na capital; os companheiros Jhonatas Monteiro, em Feira de Santana; e o companheiro Danilo Santana, em Santa Terezinha.


Em 2024 não será diferente. Após amplo debate, que reuniu mais de 7 mil filiadas/os em mais de 150 municípios, o 8º Congresso Estadual do PSOL reafirma que o nosso partido atuará para ter candidaturas próprias nas principais cidades da Bahia, apresentando um programa de mudanças amparado nas lutas populares. 


Em Salvador, segunda maior metrópole do norte e nordeste do Brasil, cidade mais negra fora do continente africano e repleta de contradições, o 8º Congresso do PSOL afirma que teremos candidatura própria. Uma candidatura que seja capaz de apresentar o nosso programa e nossa política para a população soteropolitana. 


O PSOL baiano compreende que, nas eleições de 2024, teremos como prioridades políticas derrotar a extrema-direita e defender um programa radical que enfrente as raízes da desigualdade social e esteja conectado com as lutas de nosso povo. Com isso, o partido pretende contribuir com o desenvolvimento de um novo ciclo de lutas populares em nosso estado. Também temos como prioridade reeleger nossos atuais mandatos e atuar firmemente para eleger novos/novas vereadores/vereadoras que sejam potentes vozes contra todas as formas de injustiça e opressão. Essas tarefas devem observar as diferentes realidades regionais e serem construídas por meio de um processo de definição coletiva de perfis de candidaturas e de planejamento participativo com o conjunto da militância partidária.


Caberá ao Diretório Estadual do PSOL definir, a partir dos parâmetros da presente resolução e antecedido do debate nas Direções Municipais, as linhas políticas gerais da nossa intervenção nas eleições de 2024 e avaliar possíveis situações excepcionais acerca da tática eleitoral.



Salvador-Ba, 17 de Setembro de 2023


27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page