A Setorial de Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade em Itabuna vem a público manifestar apoio a senhora Romilda Souza de Jesus que denunciou o médico bolsonarista Antônio Mangabeira Franca por assédio sexual no exercício da profissão, a paciente relatou que o médico passou a mão em seus seios e em sua genitália e ainda a beijou na boca, tudo isso sem o seu consentimento, o que pelo Código Penal Brasileiro em seu artigo 213, configura tal prática como estupro.
Ressaltamos que a atitude do referido médico que é alvo de outras investigações com o mesmo teor, é inaceitável e fere os princípios éticos que norteiam o exercício da medicina e de todos os profissionais da área da saúde. E que casos como esses refletem o carácter machista da sociedade, ao qual historicamente as mulheres têm sido submetidas, sendo imprescindível a apuração dos fatos e responsabilização do culpado.
Em tempo repudiamos a conduta do médico e cobramos do Conselho Regional de Medicina que o mesmo seja afastado de sua função até que as acusações sejam devidamente apuradas.
Por fim, nos colocamos à disposição para todo auxílio necessário e reafirmamos nosso apoio a todas as mulheres que sofreram essas violências por parte deste e de outros profissionais de saúde e que não conseguiram denunciar e carregam as marcas desta violência!
Itabuna, 10 de Julho de 2024.
Setorial de Mulheres do PSOL Itabuna
Comments