ITABUNA - RESOLUÇÃO DE TÁTICA ELEITORAL DO PSOL ITABUNA
- PSOL BAHIA
- 24 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de fev. de 2024

O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade em Itabuna, compreendendo a necessidade de organização e disputa programática em torno das eleições municipais que ocorreram em Itabuna, visando ainda a centralidade da formação de uma bancada no legislativo para a construção do partido em nosso município, após debates entre seus membros no exercício de suas atribuições resolve:
1. O PSOL apresenta à sociedade itabunense a pré-candidatura da Professora Delliana Ricelli, à prefeita, por ser capaz de expressar no debate eleitoral, de forma qualificada e programática nosso projeto político para a cidade, com foco na ampliação de direitos, inversão de prioridades, valorização das servidoras(es), dos serviços essenciais básicos, defesa da democracia e combate à fome e a agenda neoliberal no município.
2. Para a vaga de co-prefeita(o) o PSOL entende a necessidade de construção de uma chapa majoritária que seja o reflexo das lutas sociais em curso no munícipio. Tendo o companheiro Ciro Sales retirado o seu nome como pré-candidato a prefeito de Itabuna, disponibilizando-se para colaborar com a chapa majoritária na condição de pré-candidato à co-prefeito. Contudo o partido seguirá aprofundando o debate junto a Federação PSOL-REDE afim de buscarmos consensos em torno de um nome que também seja o reflexo de um programa combativo e socialista.
3. Diante desse cenário, fortalecendo o compromisso com o povo de Itabuna e nossa aliança estratégica com os movimentos sociais do campo e da cidade, o PSOL realizará uma construção coletiva em torno da formulação de nosso programa para a eleição municipal, com um processo de ocupação dos diversos territórios e realização de um ciclo de seminários programáticos para debater com os diversos segmentos da sociedade, historicamente esquecidos na elaboração e execução das políticas públicas.
4. Entendendo a necessidade do enfrentamento ao bolsonarismo e ao carlismo, ainda que com características diferentes, o PSOL em acordo com as resoluções do 8° Congresso Nacional, no que trata de alianças, buscará com afinco a unidade política da esquerda e setores do campo progressista, estabelecendo o diálogo, fraterno e necessário, com todas as forças políticas, sempre tendo como referencial nosso norte programático. Dentro dos prazos estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, estaremos abertas(os) à pertinência da composição de uma frente eleitoral, condicionada à prioridade de eleger nossa bancada de vereadoras(es) e que contribua para a eleição de um governo popular e democrático dentro dos nossos parâmetros.
5. Por fim, tendo como centralidade eleitoral a formação de uma bancada de vereadoras(es) e com o intuito de organizar e conduzir o processo da formação de nossa chapa proporcional, o PSOL decide pela criação de um Grupo de Trabalho Eleitoral, sendo formado por 5 membros, sendo as indicações proporcionais ao resultado das plenárias do 8º Congresso Nacional, realizadas no município.
Itabuna, 24 de fevereiro 2024
Diretório Municipal de Itabuna
Comments