NOTA PÚBLICA PSOL CONTRA RACISMO RELIGIOSO DA PMBA
- mateusbrz
- 7 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
O Psol mais uma vez vem a público para manifestar sua indignação contra o racismo religioso que vitimou a Ialorixá Bernadete de Oxóssi, presidenta municipal do Psol em Ilhéus, que foi violentamente torturada por soldados da polícia militar da Bahia, que invadiram o assentamento de reforma agrária D. Hélder Câmara onde está plantado o Ilê Axé Odé Omi Ewá, colocando-a num formigueiro enquanto os algozes do estado bradavam que “ as formigas expulsariam satanás “.
O racismo é estrutural no Brasil tanto assim que um caso de tamanha violência e sordidez, a despeito de todas as provas foi arquivado pelo tribunal de justiça do estado pois juízes consideraram “ que os policiais não tinham obrigação de saber que se tratava de manifestação de orixá “.
10 anos depois pela resiliência dos Povos Tradicionais de Matriz Africana é Movimentos Sociais, o Tribunal de Justiça da Bahia fará uma reavaliação da sentença o que acontecerá no dia 09 de dezembro às 13:30 hs.
O Psol vem somar se a todes os que lutam contra o racismo e exige justiça para a Ialorixa Bernadete de Oxossi, ao tempo em que conclama a todo os que defendem os direitos humanos a estar presente em frente ao tribunal no dia 09 às 13:00 para solidarizar se com a mãe Bernadete e exigir Justiça.
#racistas não passarão
Executiva estadual Psol Bahia
Comments