top of page

RESOLUÇÃO 013/2024 - DE APOIO À LUTA DA EDUCAÇÃO FEDERAL



Os docentes e técnicos administrativos de mais de 45 Universidades Federais no Brasil, dentre elas a UFBA, UFSB e UFOB, mais diversos Institutos Federais, incluindo o IFBA, estão em greve. Estão lutando por melhores condições de trabalho, direitos e por recomposição orçamentária na educação superior pública, que iniciou o ano com corte na ordem de 400 milhões, feito pelo governo Lula.


O PSOL Bahia apoia a greve nacional da educação! O Governo Federal precisa priorizar o investimento na educação pública, garantir os direitos trabalhistas e condições dignas de trabalho. Há espaço no orçamento e dinheiro, falta comprometimento político e prioridade. O governo segue repassando rubricas bilionárias para as emendas parlamentares do centrão enquanto realiza cortes na educação. 


A proposta do governo Lula de 0% de aumento salarial em 2024 foi amplamente rejeitada pelas categorias em luta, que seguem firmes em mobilização, com negociação nacional em andamento. As Universidades e Institutos Federais são patrimônios do povo brasileiro e precisam ter prioridade orçamentária e financeira de um governo, que se pretende democrático e comprometido com a educação no país, e que contou com o apoio fundamental do PSOL para sua eleição. 


A defesa da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade é uma bandeira histórica do PSOL, por isso, nos somamos à luta do movimento docente, dos técnicos administrativos e estudantes que cobram do governo garantias para funcionamento das Universidades e Institutos, com direitos trabalhistas e orçamento capaz de garantir estrutura e política efetiva de permanência e assistência estudantil.  


 Bahia, 07 de maio de 2024


Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade na Bahia


6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page