A Executiva Estadual do Partido Socialismo Liberdade (PSOL), em reunião realizada em sua sede na Rua do Meio, Rio Vermelho, em Salvador/BA, aprovou a Resolução 2023.01, estabelecendo diretrizes estratégicas para as eleições de 2024.
Entre os pontos destacados na resolução, a Executiva do PSOL ressaltou o caráter estratégico das eleições de 2024 no contexto da Bahia, enfatizando a contribuição do estado para enfrentar a cláusula de barreiras em 2026. Além disso, foram levados em conta os históricos negativos de candidaturas escolhidas sem considerar a unidade partidária.
Para garantir a máxima unidade partidária e representação da diversidade nos municípios de médio e grande porte, a Executiva Estadual resolveu:
Definir que, nas cidades com mais de 100.000 eleitores/as, a decisão sobre a candidatura e o nome que representará o partido em 2024 deverá ocorrer por aprovação de dois terços, seja no Congresso Municipal e/ou no Diretório Municipal.
Em caso de não atingir o número necessário de votos, o Diretório Municipal deverá realizar uma Conferência eleitoral entre março e maio de 2024, acompanhada pela representação da Direção Estadual e com, no mínimo, o dobro do número de membros do Diretório Municipal, não podendo ser inferior a 20 delegados/as, distribuídos proporcionalmente aos votos das teses no 8º Congresso.
Orientar as direções municipais a considerar, na aprovação das candidaturas majoritárias do partido, os seguintes critérios: A) Paridade de gênero, estimulando chapas compostas exclusivamente por mulheres; B) Diversidade das forças e campos do partido; C) Fortalecimento da chapa proporcional; D) Prioridade para enfrentamento à extrema direita.
Salvador-BA, 16 de dezembro de 2023
Comentários